Ir. Ketty Folli, o sobrenome “ FOLLI “ já indica a minha característica!!!
Em italiano a palavra “Folli” significa “louca”. A “loucura” que me caracteriza é a “loucura por Jesus” , por escolher os preferidos de Jesus, por me aventurar totalmente na confiança em Deus providente.
Esporte , vida livre , motocross … não faltava-me nada …. amor da minha família , amigos , carro , trabalho e muita liberdade!!! O que é que poderia desejar mais?! NADA !!!
Mas, dentro de mim tinha um vazio interminável… tentava preenchê-lo com coisas materiais que me impediam de viver em profundidade , mas NADA !!! Só quando descobri que era AMADA por ALGUÉM que queria por inteiro a minha vida …para fazê-la um dom para os irmãos mais pobres, os últimos, os menos favorecidos …chegando lá nas periferias existenciais ….. . Só quando entendi que a minha vida era amar a Jesus e os seus “prediletos”… deixei todos os meus amores…. para o GRANDE AMOR , o ÚNICO que conseguiu preencher minha vida .
“Enquanto caminharei na missão, conserve em mim o desejo do teu rosto!”
Estou neste caminho a 31 anos no Brasil, terra que conquistou meu coração , mas sempre com o desejo do rosto de Jesus . Esta é a minha força!
Gosto muito de um canto que resume muito bem as batidas do meu coração …..
“ Tudo o que eu vivi, todos os amores
Terras que pisei, amigos que ganhei
Não, nada é melhor
Não, nada me falta
Eu encontrei meu Cristo
Tudo o que eu vivi, todos os castelos
Tudo que alcancei, tudo que eu nem sei
Nada é melhor
Não quero mais nada
Eu encontrei o meu Jesus
Ele é a paz da minha estrada
A doce companhia do meu coração
O ombro amigo onde despejo minhas mágoas
Nada é melhor
Não quero mais nada”
Entrei na Congregação das Irmãs dos Pobres em setembro de 1981, após anos de formação e estudo, fui convidada pela Madre Geral Irmã Gesuelda , para ir como missionária ao Brasil !!! Era dia 7 de janeiro de 1991 e os sinos da Casa Mãe tocaram em comemoração à partida das 2 novas missionárias: Ir. Tiziana e Ir. Ketty: infinitos sentimentos passaram pelo coração de todos. No dia 8 de janeiro nós beijamos a terra vermelha, a terra dos contrastes… O Brasil!
A minha missão está entre os mais pobres das favelas, primeiro na comunidade de União da Vitória, depois há 20 anos em Paranaguá e agora em Curitiba, tentando viver o estilo do meu Fundador, São Luís Palazzolo: Onde os outros não vão, eu vou, assim como posso, com escassos meios, na concretude das respostas às necessidades, porque a esperança se dá aos pequeninos e aos últimos”.
Há 11 anos em Curitiba sou “presença” na favela do bairro Bonfim, em Almirante Tamandaré, visitando famílias carentes, pesagem das crianças, catequese, promovendo cursos, momentos de oração nas casas nos fortes tempos do Advento e da Quaresma, com a realização da Via Sacra pelas ruas na Sexta-feira Santa.
Outro compromisso com a Igreja do Brasil foi ser membro da Coordenação Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, e coordenação do estado do Paraná.
No dia 8 de janeiro de 2023, celebrei 32 anos de Missão ad Gentes, nas “periferias” queridas pelo nosso Papa Francisco!!!!
Você que está lendo um pedacinho da minha vida … desejo LUZ para que encontres o teu caminho .